sábado, 21 de junho de 2025

Utilização do Telemóvel em Visitas de Estudo no 1º Ciclo: Sim ou Não?

Os telemóveis, quando enquadrados em atividades a realizar durante as visitas, devidamente planificadas e supervisionadas pelos professores tendo em conta objetivos educativos, podem ser um importante recurso pedagógico.

Podem permitir que os alunos façam reportagens fotográficas, áudio ou video das observações ou descobertas, podem permitir a consulta de mapas ou a pesquisa de informação complementar sobre o que estão a observar, podem ampliar a participação ativa e a motivação dos alunos através do uso de aplicações educativas interativas ou desafios de exploração.

Neste caso, do meu ponto de vista, o telemóvel constitui uma oportunidade educativa e, por isso, deve ser permitido e até incentivado. O seu uso deve estar previsto no plano da visita, com objetivos claros e tarefas específicas a concretizar pelos alunos. As tarefas devem ser sempre acompanhadas pelos professores, que garantem o cumprimento das regras definidas. Fora dos momentos planeados, os telemóveis devem estar guardados e silenciados.

Por outro lado, se o seu uso for efetuado indiscriminadamente e sem regulação pode comprometer gravemente os objetivos e os resultados pedagógicos da visita. O acesso incontrolado a jogos, vídeos ou redes sociais podem desviar os alunos do foco da visita e do contacto com o espaço físico visitado, podem isolar os alunos prejudicando a comunicação, a observação, a exploração, a partilha e a socialização do grupo. Além disso, a troca de mensagens, chamadas e videochamadas constantes com familiares e amigos distraem os alunos, impedem o normal desenrolar da visita, enfraquecem a autonomia das crianças e dificultam a gestão do grupo pelos professores.

Neste caso, na minha perspetiva, o telemóvel constitui um problema educativo e, por isso, o seu uso deve ser restringido. Os encarregados de educação devem ser informados acerca dos objetivos e das condições do uso do telemóvel e sensibilizados para a importância de respeitar a autonomia dos alunos durante a visita.

Em suma, a utilização do telemóvel por alunos do 1º Ciclo, especialmente no contexto de visitas de estudo, é um tema que requer reflexão pedagógica e uma definição clara de orientações. Quando bem integrado, orientado e supervisionado, o telemóvel pode ser uma mais-valia educativa, pode potenciar a aprendizagem e proporcionar experiências significativas. Pelo contrário, pode comprometer o valor pedagógico da visita. O telemóvel deve ser uma ferramenta ao serviço da aprendizagem, nunca um fim em si mesmo ou um mero entretenimento. Só dessa maneira a Escola estará a garantir a qualidade das experiências proporcionadas fora da sala de aula, a reforçar as competências curriculares, sociais e transversais, e a garantir a segurança e o bem-estar dos alunos.

José Luís Carvalho
Professor do 1º Ciclo

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