quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estamos na XXIII Feira Escolar de Elvas

A Feira Escolar de Elvas decorre de 28 a 30 de Maio de 2013 no jardim municipal. Conta com a presença de mais de 30 instituições educativas que apresentam os trabalhos do ano letivo. As crianças podem ainda desfrutar de insufláveis, peddy paper, torneios de futebol, animação musical e dança, pinturas faciais e atuações diversas.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Postal de Lyon



Este foi o postal que recebemos dos nossos amigos da "Ecole primaire Claudius Berthelier" de Lyon (França). Lyon também é património mundial da UNESCO. A acompanhar enviaram-nos um texto em que explicam as  fotos do postal.

"Chérs amis portugais,
Merci de nos envoyé une carte postal. Nous aussi, nous vous envoyons une carte postale pour vous montrer le site archéologique de Fourvière. Il a été construit pendant lÁntiquité par les Galles-Romains. On y voit un théatre qui servait aux représentations et aux spectacles.
À cette époque, Lyon s'appelait «Lugdunum». Si vous voulez en savoir plus sur notre pays à cette époque lisez la bande-déssiné «Le tour de Gaule d'Astérix» de Uderzoe Goscinny.
On vous embrasse!
Les élèves de la classe de mme Vidal."

O Patanisca no Forte de Santa Luzia


No dia 24 de abril o Patanisca foi connosco ao Forte de Santa Luzia, do século XVII. Fomos no autocarro da Câmara Municipal de Elvas.
Quando chegámos o portão ainda estava fechado. Só abria às 10:00 horas. A professora disse para irmos dar uma volta às muralhas até que chegasse o guia da visita.
Quando ele chegou entrámos no forte e tirámos retratos com soldados de ferro de um regimento de artilharia antigo.
Fomos ao museu do forte. Vimos botões, sapatos, medalhas, capacetes, espadas, pistolas, revólveres, espingardas, metralhadoras dos soldados de antigamente e um filme sobre a batalha das linhas de Elvas.
Depois entrámos num túnel que dantes ligava o forte de Santa Luzia à cidade de Elvas e que servia para levar mantimentos para o forte quando ele estava cercado. O Patanisca achou que era escuro e muito húmido!
Por fim subimos à casa do governador. Da casa avista-se toda a muralha de Elvas e até o forte da Graça, que está do outro lado da cidade. O Patanisca espreitou pelo telescópio e disse: Esta cidade é muito bonita, nunca vi outra igual!

Veja todas reportagens do Patanisca e do Elvinhas no blogue do projeto Viajantes 2013/2013:
http://projectoviajantes.blogspot.pt/

O piquenique do Benjamim e do Penela


Num belo dia de sol fomos para o campo da Ajuda (nas margens do rio Guadiana) fazer um piquenique com o Benjamim. Entretanto, começou a chover.
Rapidamente, agarrámos no nosso lanche e abrigámo-nos debaixo de uma azinheira.
Estivemos lá pouco tempo porque parou de chover e apareceu o arco-íris no céu. O Benjamim ficou feliz de ver o arco-íris com as suas sete cores: lilás, azul, violeta, vermelho, laranja, amarelo e verde.
- Uau! Que lindo arco-íris! Vou tirar uma foto para recordação.
E assim foi… O Benjamim também tirou muitas fotografias aos amigos, às paisagens e ao lanche.
Depois da chuva, a tarde ficou quente.
_ Uf, que calor! Vamos tomar um banho no Guadiana, Benjamim?- perguntou o Penela.
Está bem, vamos, pois assim ficamos mais fresquinhos, respondeu o Benjamim.
Entraram os dois na água. O Penela viu um barco na margem do rio, um pouco mais abaixo, e pergunto ao Benjamim:
- Vamos nadar atá ao barco?
(...)

(História que está a ser criada com a colaboração de alunos do projeto Ninho da EB1 nº1 de Elvas e dos alunos da turma 1ºA da EB1 Infante D. Pedro de Penela - professora Branca Portugal).