quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Natal cigano



O Natal é uma das festas mais importantes para o povo Cigano. É uma festa de 3 dias com muita comida, bebidas e muita dança.
- No dia 25 de Dezembro (primeiro dia), todos juntos na rua ou nas barracas, as mulheres amassam filhoses, fritam numa sertã grande e depois comemos. Também comemos doces (gelatina, arroz-doce, bolo de amêndoa, bolo-rei). Antes de começarmos a comer, os mais velhos abençoam a mesa.
Este é o dia das mulheres e só elas é que dançam. As mulheres bebem cervejas, vinhos, licores. Os homens também bebem, mas não podem beber muito para “darem conta das mulheres e das crianças”. Neste dia vestimos roupa nova.
- No segundo dia fazemos caldo de grão ou de feijão (Guizo). Pomos uma mesa grande onde também há frango, peru, saladas, fruta e frutos secos. Cantamos canções de Natal batendo com as colheres na mesa, como por exemplo a Mari Morena.
- No terceiro dia (dia do rapa) comemos todos os restos de comida que ficou dos outros dias.
- Na passagem de ano juntamo-nos todos na rua e fazemos uma fogueira. Comemos e bebemos sumos e champanhe. Dançamos, brincamos e cantamos. Damos tiros de espingardas, pistolas e riffles “para matar o ano velho”. Atiramos bombas e foguetes “porque estamos contentes com o ano novo”.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como se celebra o Natal em Elvas


Habitualmente, na véspera de Natal almoçamos sopa de cação e carne de porco à alentejana. Na noite de Natal jantamos em família. Comemos bacalhau (que pode ser confecionados de várias maneiras), peru assado no forno com batatas e doces típicos.

Os doces típicos de Elvas são as azevias (pastéis com recheio de grão, amêndoa ou gila), as filhós ou filhoses (normais ou meladas), os nógados, os fedelhos (de abóbora), o arroz -doce, o bolo-rei e o bolo-rainha. O bolo rainha é feito com frutos secos (nozes, pinhões, amêndoas, avelãs...). O bolo rei, para além dos frutos secos, leva também frutas cristalizadas de várias cores.

Cantamos ao menino Jesus tocando a ronca. A ronca é um instrumento musical feito com um pote de barro, tapado com uma pele de coelho curtida, perfurada por uma cana. A cana e a pele devem estar molhadas no momento em que se toca.

À meia noite vamos à igreja assistir à Missa do Galo e de volta a casa abrimos as prendas que o “Pai Natal” deixou na chaminé ou debaixo da árvore de Natal.

Menino Jesus / Brigada Victor Jara - Utilização de roncas como instrumento musical:



Reportagem da TVI sobre as tradições de Natal de Elvas (ver até ao min. 4:40):
http://www.tvi.iol.pt/programa/2015/videos/128760/video/13771744