quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Natal cigano



O Natal é uma das festas mais importantes para o povo Cigano. É uma festa de 3 dias com muita comida, bebidas e muita dança.
- No dia 25 de Dezembro (primeiro dia), todos juntos na rua ou nas barracas, as mulheres amassam filhoses, fritam numa sertã grande e depois comemos. Também comemos doces (gelatina, arroz-doce, bolo de amêndoa, bolo-rei). Antes de começarmos a comer, os mais velhos abençoam a mesa.
Este é o dia das mulheres e só elas é que dançam. As mulheres bebem cervejas, vinhos, licores. Os homens também bebem, mas não podem beber muito para “darem conta das mulheres e das crianças”. Neste dia vestimos roupa nova.
- No segundo dia fazemos caldo de grão ou de feijão (Guizo). Pomos uma mesa grande onde também há frango, peru, saladas, fruta e frutos secos. Cantamos canções de Natal batendo com as colheres na mesa, como por exemplo a Mari Morena.
- No terceiro dia (dia do rapa) comemos todos os restos de comida que ficou dos outros dias.
- Na passagem de ano juntamo-nos todos na rua e fazemos uma fogueira. Comemos e bebemos sumos e champanhe. Dançamos, brincamos e cantamos. Damos tiros de espingardas, pistolas e riffles “para matar o ano velho”. Atiramos bombas e foguetes “porque estamos contentes com o ano novo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário