terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Como se celebra o Natal em Elvas
Habitualmente, na véspera de Natal almoçamos sopa de cação e carne de porco à alentejana. Na noite de Natal jantamos em família. Comemos bacalhau (que pode ser confecionados de várias maneiras), peru assado no forno com batatas e doces típicos.
Os doces típicos de Elvas são as azevias (pastéis com recheio de grão, amêndoa ou gila), as filhós ou filhoses (normais ou meladas), os nógados, os fedelhos (de abóbora), o arroz -doce, o bolo-rei e o bolo-rainha. O bolo rainha é feito com frutos secos (nozes, pinhões, amêndoas, avelãs...). O bolo rei, para além dos frutos secos, leva também frutas cristalizadas de várias cores.
Cantamos ao menino Jesus tocando a ronca. A ronca é um instrumento musical feito com um pote de barro, tapado com uma pele de coelho curtida, perfurada por uma cana. A cana e a pele devem estar molhadas no momento em que se toca.
À meia noite vamos à igreja assistir à Missa do Galo e de volta a casa abrimos as prendas que o “Pai Natal” deixou na chaminé ou debaixo da árvore de Natal.
Menino Jesus / Brigada Victor Jara - Utilização de roncas como instrumento musical:
Reportagem da TVI sobre as tradições de Natal de Elvas (ver até ao min. 4:40):
http://www.tvi.iol.pt/programa/2015/videos/128760/video/13771744
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário